sexta-feira, 16 de julho de 2010

O PROJETO DE SUA CONSTRUÇÃO

O Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é aquele que serve de base base para a concepção dos demais (Projeto Estrutural, Elétrico, Hidrosanitário, de Telefonia, de Ar condicionado, dentre outros).
É a materialização de uma idéia, aliada a aspectos como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de aspectos legais, e é realizado por um arquiteto. Nele estão representados os cômodos com suas divisões, dimensões e áreas em planta (horizontal) e em cortes (vertical), a locação do terreno, o detalhamento do telhado e fachadas. Ele deve ser aprovado no órgão competente da Prefeitura Municipal.

O Projeto Estrutural

Os outros projetos devem ser elaborados por engenheiros civis e eletricistas e deverão atender rigorosamente ao Projeto Arquitetônico. O Projeto Estrutural (ou Cálculo Estrutural) é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar a edificação. É o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos.
É necessário um perfeito equilíbrio entre o concreto e o aço dentro dos elementos estruturais para que a obra seja segura. Para a elaboração do Projeto Estrutural é necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Esse documento, detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens, apresenta o perfil do solo abaixo do nível zero, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. Este laudo é necessário para o dimensionamento das fundações.

O Projeto de Instalações Elétricas

Deve ser elaborado por um engenheiro eletricista. Ele calcula o dimensionamento ideal das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores, etc., com seus respectivos detalhamentos.

O Projeto de Instalações Hidrosanitárias

Pode ser desenvolvido por um engenheiro civil ou por um arquiteto. A falta de um bom projeto pode ocasionar pouca pressão de água em chuveiros e mau cheiro em ralos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário