terça-feira, 4 de maio de 2010

Concrete Show 2009 faz balanço positivo do evento

O otimismo do empresariado e o cenário altamente positivo desenhado pelo aquecimento do setor da construção civil impulsionaram a geração de R$ 500 milhões em negócios e o recorde em todos os aspectos da Concrete Show South América 2009. A 3ª edição da feira registrou um crescimento de 58,8% de área de exposição, 23,5% na visitação, 20% em expositores e 30% em palestras.

Mais de 17 mil profissionais com alto poder de decisão passaram pelos 28 mil m2 de exposição de quatro pavilhões e da área externa do Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A Concrete Show South America foi palco de diversos lançamentos de produtos e equipamentos apresentados por 312 expositores, sendo 226 nacionais e 86 internacionais. “Crescer com qualidade é sempre um grande desafio. Este ano conseguimos superar novamente a expectativa de nossos expositores e parceiros trazendo maior visitação com qualidade. Quando idealizamos e resolvemos fazer o evento no Brasil, sabíamos do potencial e da carência do setor por um evento profissional e técnico desta magnitude”, ressalta Claudia Godoy, diretora da Sienna Interlink, promotora e realizadora da Concrete Show South America.

O sucesso também foi percebido nas renovações de contratos de muitos expositores para a edição de 2010. “Antes do término do terceiro dia da feira anunciamos a expansão, pois 60 % dos expositores já haviam renovado sua participação para a 4ª edição. Nossa expectativa é chegar a 33 mil metros quadrados de área e cerca de 400 expositores.”, conclui Claudia Godoy. A diretora afirma ainda que o objetivo é trabalhar ainda mais para fortalecer a presença de expositores internacionais.

A expectativa de fechamento de negócios durante o evento foi comprovada pelos resultados obtidos pelos expositores. As empresas MEP, Schnnel, Liebbher, Schwing Stetter, Menegotti, entre outras, festejaram durante o evento a venda de vários equipamentos.

Negócios e renovação

A Schnell, além de já garantir a presença em 2010, foi uma das que fechou muitos negócios. Segundo o diretor Comercial da italiana, Daniel Minetto, a Schnell realizará, a partir do evento, a venda de 10 a 15 máquinas – negócios que ou se concluíram na feira ou foram gerados a partir dela. “Esta é uma feira interessantíssima e que aconteceu em um momento muito bom para o mercado, que está bastante aquecido e crescendo muito no Brasil. A Concrete Show é um veículo comercial muito forte”, defendeu Minetto.

A alemã Liebherr que também já garantiu sua participação para próxima edição, fechou negócios e ressaltou que a Concrete Show foi o evento em que mais vendeu este ano e que a participação é importante e estratégica para o grupo. Além de renovar, a Liebherr aumentou seu espaço na área interna da feira e promete novidade para a área externa.

A Basf é outro expositor que estará de volta ano que vem. O gerente de Marketing Regional da empresa, César Cotillo, lembrou que a presença da Basf foi essencial para o reforço da marca, principalmente agora, depois da companhia ter passado por uma grande reestruturação. “O evento foi um sucesso, firmamos o relacionamento com nossos clientes recebendo-os em nosso estande, que esteve sempre lotado”, disse Cotillo.

“Definitivamente comprovamos o quanto o seu público é qualificado. Este ano, a feira nos proporcionou novos contatos, os quais se transformarão em bons negócios num futuro próximo. Ficamos extremamente satisfeitos com a receptividade dos visitantes, não só com a nossa linha tradicional, como também entre os nossos lançamentos. E mais uma vez tivemos a certeza de que tomamos a decisão certa”, afirmou Sergio Guerra, diretor Comercial da Denver Impermeabilizantes.

A Sika também está confirmada para 2010 e segundo o gerente de Marketing e produtos da empresa, Manfredo Belohuby, a Concrete Show 2009 superou as expectativas. “Não ouvimos falar de crise e certamente tivemos um evento que deve gerar ainda mais negócios. O movimento em nosso estande cresceu cerca de 40%”, afirmou. Outro diferencial do Concrete Show é o retorno institucional e a criação de uma qualificada rede de contatos a partir dos visitantes do evento. Este foi o caso da Sudeste. A empresa apostou na Concrete para divulgar sua casa pré-fabricada, feita com paredes duplas de concreto, com menor prazo de construção e pouca mão-de-obra. “A Concrete foi a vitrine ideal para apresentar o produto”, declarou Fabio Marcello Casagrande, Diretor da Sudeste.

A próxima edição da Concrete Show acontecerá entre os dias 25 e 27 de agosto de 2010 e o grande número de renovações exigiu um plano de expansão para a feira e que já foi anunciada oficialmente três dias após o evento. “A Concrete Show 2010 será novamente uma importante plataforma para lançamentos de produtos, reforço de marca, join-ventures, vendas e networking, porém, com mais expositores e uma área de opções de produtos e serviços ainda mais amplas para os profissionais que prestigiam o evento”, garante a diretora da feira, Claudia Godoy.


Repercussão

O Secretário de Habitação do Estado de São Paulo e presidente do CDHU, Lair Krähenbühl, ficou impressionado com as novas tecnologias expostas no evento para a construção de habitações populares. Ele também frisou a importância da nacionalização de produtos e o crescimento da participação do Brasil e, principalmente, do Estado de São Paulo, no mercado da construção.

Para o presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Renato Giusti e da Associação das Empresas de Serviços de Concretagem – ABESC, Wagner Lopes, o empresariado já entendeu que a Concrete Show é o lugar certo para expor produtos.

Segundo eles, a feira de 2009 teve todos os méritos, pois muitos eventos foram cancelados por conta da crise mundial, enquanto a Concrete Show só cresceu , demonstrando que o setor está preparado para atender o mercado com produtividade e menor custo. A mesma opinião é compartilhada por Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco. “O Concrete Show é, sem dúvida, o evento mais importante do setor, demonstra crescimento e ganhou maior pujança com as demandas advindas do Governo Federal”.

Em busca de soluções para cidades, a engenheira da prefeitura de Curitiba, Manuela do Amaral Marqueño, responsável pela gerência de Implantação de Obras e Projetos do município além de palestrar, visitou o evento: “Este é o primeiro ano em que participei da Concrete Show e foi bastante proveitoso para buscar idéias para a prefeitura”, disse.

“A Concrete Show é um evento amplo, que contempla todas as áreas do mercado da construção civil e onde encontramos profissionais em plena atuação no mercado e outro diferencial é que, ao visitar a feira, os profissionais conseguem ter “acesso rápido aos lançamentos”, disse o Presidente do Sindicato dos Arquitetos do estado de São Paulo, Daniel Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário